segunda-feira, 31 de março de 2014

Pesquisa IPEA

IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma instituição ligada ao Governo Federal e tem 50 anos de idade e prestação de serviços importantes para o Brasil.

É claro

Como o próprio nome revela, o IPEA nasceu com o intuito de estudar a complicada área econômica e assim trazer luzes onde por muito tempo só houve escuridão.

Sociologia

Estudos de comportamento e sociológicos não deveriam ser sua função, pois suas respostas passam ao largo de problemas econômicos. Se eu ou qualquer outra pessoa tiver a intenção de ligar um assunto a outro, isso é fácil, mas não seria honesto.

Machismo

Em sua última pesquisa sociológica, o IPEA revelou que o povo brasileiro - homens e mulheres - são machistas. Que revelação! Pesquisa devem ocorrer para trazer novas notícias e não comprovar aspectos culturais que são evidentes.

Mulheres

A amostra contou com a participação de 66% de mulheres que em princípio já é um engano, afinal, toda pesquisa deve partir dos parâmetros adotados pelo IBGE no critério proporcionalidade. Pergunto: A população brasileira é composta por 66% de mulheres e 34% de homens? A resposta é NÃO!

Depende

A forma em que a pergunta está formulada, como a equipe é treinada para ir a campo, tudo isso influencia - e muito - nas respostas captadas.
Você colocar na pergunta uma vírgula pode trazer novas revelações.

Estupro

Perguntar: Você acha que a mulher que usa roupa curta merece ser atacada? É muito diferente do que perguntar: O que você acha que faz com que um homem estupre uma mulher? E colocar várias opções, entre elas: O homem sabe que não será punido, por exemplo. Na primeira opção, coloco a mulher como a incitadora do crime em que ela foi vítima. Já na segunda opção, coloco o homem como o algoz.

Infelizmente

A pesquisa ganhou grande repercussão e lança a discussão: Toda mulher que usa roupa curta é uma incitadora do estupro e todo homem é um potencial estuprador!

É óbvio

Sempre falo sobre a dificuldade do Brasil ver o óbvio e aqui está mais um. É óbvio que uma mulher usando biquíni será mais cortejada do que uma mulher usando burca. Cortejada pode ser notada ou até cantada. E é óbvio que se um homem passa do limite, ele deveria ser punido por isso.

Movimentos

O Brasil, depois da Copa das Confederações, ficou mundialmente por suas manifestações e desordem e eis que surge mais uma: Manifestação contra o estupro! Isso é ridículo! Manifestar-se contra o estupro é a mesma coisa que manifestar contra os homicídios que têm taxas semelhantes, em torno de 25 por 100 mil habitantes.

A verdadeira manifestação

As pessoas fogem da verdadeira manifestação que seria contra a impunidade, para aumentar as penas, para reduzir a maioridade penal, para acabar com o regime aberto, semi-aberto, cumprimento de 1/6 da pena, etc.
Essas leis lenientes que dão ao bandido a tranquilidade de saber que poderá cometer uma atrocidade e não ser punido por isso.







Um comentário:

  1. Hoje saiu na Folha de SP o IPEA pedindo desculpas pela pesquisa errada .
    Será foi mesmo um erro ? Pq depois de tanta pressão social , parece mais um cala boca na sociedade.
    Sendo ou não, será que isso abala a credibilidade de quem tem seriedade no meio da pesquisa? Eu acho que o IPEA deveria ser punido por divulgar informação errada e não somente vir com um pedido de desculpas , a punição seria mais digno e tb uma forma de se desculpar tb com os institutos serios que lutam pra fazer um trabalho bem feito e não brincam com informações sérias.
    Eu sou uma cidadã indignada com esse acontecimento

    ResponderExcluir