sábado, 29 de março de 2014

O Mercado e as Eleições

Formadores de Opinião

Sempre ouvimos que no Brasil o voto é decidido através dos formadores de opinião, que simpaticamente receberam de presente a sigla FO. Como explicita o nome, formadores de opinião são pessoas capazes de influenciar outras pessoas, normalmente muitas, em relação a assuntos de diferentes prismas como religião, economia, sociedade e também na política.

Eles existem

É público e notório que existem e sempre existirão os tais formadores de opinião, porém com o advento da internet e a popularização e diversificação das informações essa tarefa está cada vez menos concentrada e todos podem formar opiniões ou buscar embasamento para suas decisões.

A mão invisível

A ideia da mão invisível do capital pairando sobre a cabeça da população e ditando regras é sempre defendida por sociólogos de esquerda que vêem na possível vitória de um candidato direitista (no Brasil, não conheço ainda nenhum!), essa influência dominante.

Dilma cai...

Essa semana em pesquisa realizada pela CNI/IBOPE, Dilma Rousseff teve mais uma queda na avaliação de seu governo chegando a 36% de ótimo e bom, 35% de Regular e 27% de Ruim e Péssimo. Se isso lhe trouxe más notícias, teve gente e não foi só a oposição, que comemorou!

Um adendo

A aprovação de Dilma está muito próxima da aprovação de Lula em abril de 2.006. Esse dado dá a Dilma um alento, pois sabe que tem ainda tempo, tempo na TV, poder e dinheiro para reverter essa situação, mas lembro que essa é outra eleição, com outros candidatos e com outros eleitores.

... e a Bolsa sobe

Voltando a queda de Dilma, quem comemorou foi o mercado e a Bolsa de Valores que subiu de forma expressiva. Alguns agentes de mercado deixam clara a sua preferência por Aécio Neves. Na verdade o que o mercado deseja é um novo modelo de administração econômica, o que, no entender desses agentes, sob o jugo petista não ocorrerá.

O Mercado forma opiniões?

Pois é. Fica aqui uma dúvida que temos de avaliar. Se para os sociólogos de esquerda (além de mim, que outro cientista político seria de direita?) o mercado manda no Brasil e esse mercado se mostra totalmente favorável a eleição de Aécio Neves, pela lógica, Aécio Neves será o novo presidente do País. Mas, e se Dilma for reeleita? Qual será a tese apresentada?

Eu te disse, eu te disse

Venho falando há muito tempo através de diagnóstico (estudei pra isso!) e não por prognóstico (não sou vidente!) que o 2º turno aconteceria, mas AINDA vejo Dilma com boas chances de reeleição. Se assim ocorrer, creio que os "estudiosos" deverão repensar sua teoria e perceber que o Mercado faz parte de um organismo vivo chamado sociedade e que suas forças são limitadas, principalmente em um país onde boa parte da população tem benefícios governamentais e nem imaginam onde fica a Rua Boa Vista no centro de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário