sexta-feira, 21 de março de 2014

Pesquisa Ibope - Haverá 2º turno

Pesquisa Ibope

Nessa 5ª feira o Ibope divulgou nova pesquisa eleitoral e o resultado já era esperado. Dilma 43%, Aécio 15% e Campos 7%.

Marina Silva

O fenômeno Marina Silva não tem mais força! Podemos concluir dessa forma, pois Marina, após a campanha de 2.010 com mais de 20 milhões de votos, é muito conhecida, porém hoje não emplacaria. Quando seu nome é colocado no disco de respostas tem apenas 12%!

Campos X Marina

Se um dia alguém pensou que era melhor Marina ser a cabeça da chapa, após essa pesquisa fica claro que não! Campos tem algo que ela não possui mais: Potencial de Crescimento!

1º turno

Os dados da pesquisa revelam que se a eleição fosse hoje, Dilma venceria no 1º turno? Não, a pesquisa não mostra isso! Mostra apenas que Dilma, por ser conhecida por quase 100% da população brasileira, HOJE tem 43% de intenção de votos.

Desejo de mudança

Essa não é a primeira pesquisa que demonstra que a população tem o desejo de mudança, mais do que isso, esse número não é baixo, 64%. O que significa esse desejo? Pense você leitor(a): Se alguém lhe perguntar se você está feliz em seu casamento ou gostaria de mudar alguma coisa e sua nota fosse 64% de desejo de mudança. Quer dizer o óbvio: você não quer ficar com a sua esposa(o). Não é óbvio?

27%

27% esperam que as mudanças no governo ocorram sob a tutela de Dilma, mas essas pessoas podem ser facilmente impactadas com uma campanha de marketing da oposição perguntando: você que quer mudança, acha que após 12 anos de governo isso vai ocorrer? 63% das pessoas querem mudança e querem alguém diferente para fazer isso!

Te conheço?

Você confiaria em quem você não conhece? Se pessoalmente as pessoas pensam como você, a cabeça do eleitor funciona da mesma forma! 93% conhecem Dilma, 73% conhecem Aécio e 65% conhecem Campos.
Aqui há um reparo a fazer: As pessoas conhecem Dilma, pois a vem todos os dias na TV, conhecem sua forma de falar, de pensar, tudo! Já Aécio e Campos, a maioria certamente os conhecem apenas de vê-los, uma vez ou outra na TV. Mais nada! Resumindo: terão muito a conhecer.

TV a consolidação

Você eleitor não sabe o porque dessa "briga de faca" por causa de tempo na TV na campanha eleitoral, não é? Na verdade, desde a redemocratização do País e a campanha inovadora de Fernando Collor nos anos 80, profissionais descobriram que a eleição começa, quando iniciam os programas eleitorais gratuitos. Apesar de começar meses antes, a consolidação se dá no início da propaganda eleitoral gratuita. Dilma tem muito a mostrar? A oposição tem muito a mostrar e criticar? Aqui, dependerá do talento de informações estratégicas advindas de diagnósticos eleitorais bem feitos e de uma ótima campanha de marketing.

Dilma leva vantagem?

Dilma leva vantagem por ter muito mais tempo na TV? Em termos, já que ela já possui, como presidente, muito mais espaço na TV hoje em dia.
Quem terá a oportunidade de aparecer, falar de projetos e propostas, com o discurso, serão os oposicionistas.
Aqui uma ressalva: serão eles capazes de dizer o que o povo quer ouvir?

Campos, o novo Collor

Se o ex-presidente Lula quis comparar de forma crítica Campos com o ex-presidente Collor dizendo que ele é uma novidade perigosa, ele pode estar certo!
O perigo é contra a reeleição de Dilma, pois pelo tamanho do desejo de mudança da população (64%) e pelo baixo conhecimento desse pré-candidato, Dilma deve colocar as "barbas de molho".

Crítica

Porque o Ibope entrevistou 14 pessoas em Peruíbe que possui pouca mais de 50 mil habitantes e 7 pessoas em Campinas que possui mais de 1 milhão de habitantes?
A proporcionalidade conforme os parâmetros adotados pelo IBGE são importantíssimos!

Haverá 2º turno

Essa pesquisa aponta o que há mais de um ano vem afirmando: eleição de 2.014 não será fácil e tem tudo para ter o 2º turno.

Já vi a ponta...

Essa pesquisa como todas as outras mostram apenas a ponta do iceberg. Porém, o cruzamento entre o grau de conhecimento no candidato e a chance de votar em no candidato, traz o potencial de crescimento, estudo que já elucidei em outro post. Esse estudo certamente foi realizado e entregue ao contratante, o próprio Ibope.


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