sexta-feira, 28 de março de 2014

Dilma cai, mas ainda vence

Pesquisa CNI/IBOPE

A pesquisa CNI/IBOPE divulgada ontem, 27.03.14, mostra que a avaliação positiva (soma de ótimo e bom) da presidente da República caiu, em apenas três meses, de 43% para 36%. A desaprovação (soma de ruim e péssimo) subiu de 20% para 27%.

Muito ruim

O resultado não é nada bom para Dilma, aliás, é muito ruim!
Lembro que a CPI da Petrobrás não teve ainda o devido destaque na mídia, que certamente gerará palanque eleitoral para Aécio Neves, grande articulador dessa comissão.
A tendência de queda é sempre uma notícia muito ruim.

2º turno

Há um ano, não por prognóstico, mas embasado em diagnósticos, afirmo que o 2º turno já era certo. Porém, a questão não é se vai para a prorrogação ou se termina no tempo normal, mas quem vence, quem será o campeão.

AINDA vence

Apesar do grande desejo de mudança da população, alguns dados mostram que os eleitores AINDA dariam a vitória a Dilma. A aprovação de sua forma de governar caiu de 56% para 51% e os que reprovam subiu de 36% para 43%. A maioria, 51% ainda a vê como boa governante.

O problema está no Regular

Você já esteve em uma situação parecida como essa? Você vai acompanhado(a) em um restaurante e ao sair pergunta? O que você achou desse restaurante? A sua companhia responde: mais ou menos!
E você insiste: Você voltaria nesse restaurante? Recebe como resposta: Sim!
O IBESPE adotou há muito tempo em seus estudos de avaliação de governo e produtos o Regular Bom e Regular Ruim, justamente para entender o "mais ou menos".

O regular de Dilma

Por estudos podemos crer que 50% daqueles que disseram que Regular aprovariam o governo, isto é, seria um mais ou menos pra bom! Falamos, portanto, de 18% de regular de aprovação mais 36% de aprovação, resultando em 54%, número muito próximo dos 51% que aprovam o seu governo.

Eu insisto!

Já falei sobre estudos que mostram que, desde a redemocratização do Brasil, mais de 90% dos governos com aprovação acima de 50%, saíram vencedores da eleição. Aliado a esses estudos, temos que nada menos que 70% dos candidatos que foram para reeleição, venceram.

Força do governo

Governos têm mais o que mostrar, mesmo que tenham feito pouco, têm mais dinheiro e barganha para realizar, mais tempo na TV que é o momento de consolidação com o eleitor e por fim, têm a seu favor, uma população que tem medo de mudanças.
Enfim, o 2º turno é certo, mas a vitória de Dilma, AINDA, também é!


Nenhum comentário:

Postar um comentário