quinta-feira, 6 de março de 2014

Delfim Netto

Do inferno

Antônio Delfim Netto, professor emérito da Faculdade de Economia e Administração da USP, foi o grande pensador do "Milagre Econômico" de 1.969 a 1.974, quando foi o titular do Ministério da Fazenda.
Lá conheceu de perto as dificuldades de uma economia fincada no nacionalismo barato e cheio de óbices, chegando a hiperinflação até o Plano Real.

Ao Céu

Hoje em dia, o Professor Delfim Netto é consultado para tudo!
Suas opiniões e colunas em diversos jornais de grande repercussão têm peso diferenciado e seu passado profissional e ético, jamais é contestado.

Cidadão Boilesen

Um dos momentos mais obscuros da longa biografia de Delfim Netto foi a sua participação direta no apoio governamental do regime de exceção da época para a arrecadação de divisas para os militares lutarem contra os revolucionários que vislumbravam a instalação de um sistema comunista no Brasil. Apenas um adendo: qual dos dois era o pior sistema?
Boilesen, líder máximo da Ultragás e do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, seria o braço do empresariado ligado ao governo e foi assassinado pelo MRT e ALN em abril de 1.971.
Abaixo segue o vídeo longo, mas muito interessante sobre esse caso:


Não é exceção

Delfim Netto não é exceção de pessoas que o passado não o credenciam a ser o mentor de governo e governantes, mas...

Em terra de cego

Ninguém pode porém, dizer que esse profissional não possui conhecimento teórico acima da média, mas suas análises continuam pautadas mais nas relações de amizades - afagando amigos - do que na técnica.

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário