domingo, 9 de março de 2014

Constituição de 88 - A fonte de todos os males


Avanços Sociais

O título desse post parece absurdo, mas o Brasil precisa urgentemente rediscutir com muita atenção nossa Carta Magna.
Mesmo os avanços sociais obtidos em 1.988, o custo social embutido neles criam óbices que impedem um crescimento maior e sustentável para o País.


Federalizarão

A população brasileira vem reclamando e com toda propriedade do distanciamento dos políticos - principalmente daqueles que trabalham em Brasília - sem perceber que a concentração de poder nas mãos do executivo da União faz com que haja realmente um mundo apartado do resto do País.

Tá tudo concentrado

Quase toda concentração de poder e de dinheiro, já que a maioria dos impostos arrecadados pelos três entes federativos - União, Estados e Municípios - ficam sob tutela do Governo Federal, faz com que todos aceitem as regras determinadas pelo executivo da hora.

Tô com medo

Governadores, Prefeitos, Deputados Federais, Estaduais e Vereadores vivem com o pinico na mão em busca de recursos em ministérios do Governo Federal.
Meios de comunicação morrem de medo de "bater de frente" para não perderem suas concessões que são públicas.

Quem paga o pato?

Prefeitos, pela proximidade da população, são os políticos mais cobrados e execrados pela opinião pública, mesmo possuindo sob sua tutela arrecadações baixas e de grande inadimplência tais como o IPTU.

Pacto Federativo

A redistribuição de dinheiro e poder pelos mais de 5.500 municípios do Brasil (outro assunto que rende!), dará ao País uma nova cara.

EUA 

Somos uma república, mas não agimos dessa forma. Os EUA como república dá aos Estados autonomia para criação de leis diferentes entre eles.
Se São Paulo quer reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal, porque não fazer?

Se não mudar

Da forma que está, entre quem entrar, o Brasil continuará a ser o País em busca de um presidente "salvador da pátria" ao invés de buscar pela diversidade de mais de 5 mil gestores municipais.

Quem faria isso?

Creio que nenhum político esteja disposto a discutir esse assunto com mais afinco, afinal de contas, em time está ganhando - mesmo que não seja o povo - não se mexe!


Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário