segunda-feira, 10 de março de 2014

Hábitos de Consumo de Mídia

Ibope

O Ibope foi contratado pela Secom - Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal para ouvir mais de 18 mil pessoas em 848 municípios do País com o objetivo de identificar os hábitos de consumo de mídia dos brasileiros.

Confirmado

O resultado confirma o que o senso comum detecta no dia-a-dia. As pessoas, para se informarem, usam: TV em primeiro lugar com 76,4%, Internet com 13,1%, Rádio com 7,9%, Jornal com 1,5% e Revista com 0,3%.

Explicações óbvias

As pessoas têm cada vez menos tempo para buscar informações e os Jornais e Revistas têm reportagens mais densas que necessitam de tempo e capacidade intelectual para o seu total discernimento.

Triste

O consumo de mídia é o espelho cultural e intelectual de um País. Parece óbvio que teremos um futuro de pessoas com conhecimento do tamanho de um oceano, mas com apenas um palmo de profundidade.

Resultado I

No curto prazo teremos uma sociedade baseada em informações irrelevantes, sem profundidade e com opiniões não contestadas.

Resultado II

Em 25 anos, tempo cronologicamente técnico de uma geração, perceberemos que  a redução da diferença entre pobres e ricos estará estagnada, pois só a educação poderá fazer com que essa situação se inverta.

Resultado III

Se um dia jornais e revistas formaram opiniões, daqui para frente serão companhia indispensável de formadores de opinião.

Nunca serão?

O Globo, Folha de SP, Estadão, Veja, Isto é, Carta Capital, etc. poderão mudar suas plataformas, mas jamais deixarão de existir, pois 1,8% (soma de 1,5% que se informa por jornal e 0,3% por revistas), jamais deixarão de existir.

Por Marcelo Di Giuseppe

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