quarta-feira, 19 de março de 2014

Dengue: eu já passei por isso!


Nunca tive

Quem lê o título imagina que já passei pelo transtorno de ser infectado pelo Aedes Aegypti.
Nunca tive a doença, mas quase morri por causa dela!

Secretaria de Saúde

Atendendo o pedido do prefeito de minha cidade Natal, Itanhaém no Estado de São Paulo, assumi provisoriamente a secretaria de saúde até que alguém desejasse assumir essa cadeira tão ingrata (apenas secretãrios e ex-secretários sabem do que falo!).
Isso ocorreu em 01 de fevereiro de 2.007.

O que é dengue?

Em 04 de fevereiro de 2.007 fui chamado ao gabinete do prefeito para uma reunião com os técnicos da SES - Secretaria de Estado da Saúde, mais precisamente, com os profissionais da vigilância santitária.
Ao entrar na sala a representante do Estado após me cumprimentar me informou que estávamos prestes a ter uma epidemia de dengue.
Informei que eu era um cientista social e político, que estava ali cobrindo a falta de um novo secretário, mas que gostaria de entender melhor o que se passava.

Supletivo sanitário

Ali começava minha história na saúde pública, precisando aprender em pouco tempo o que se leva anos e hoje, apesar de não morrer de saudades desse tempo, tenho orgulho do passado.

Primeiro óbito

Não demorou a acontecer o primeiro óbito e a minha cidade, turística, ficou famosíssima após sair uma matéria no Fantástico sobre a epidemia, a morte e a queda do número de turistas na cidade.

Tudo eu?

Percebi o quanto um executivo leva a fama pelo que não fez! Aqui abro uma defesa clara a favor de presidentes, governadores e prefeitos que têm o nome colocado na capa de jornal pelo desvio de um assessor, como se ele fosse soubesse de tudo e assim, fosse também conivente.
Tudo caía sobre minhas costas e ali conheci o que era ter problemas de saúde indiretos de uma doença.

Campo de guerra

Os ambulatórios e Pronto-Socorro parecia hospitais de campanha em plena guerra. Muita gente mal e outras tantas sem nenhum problema, que aproveitam do estado de calamidade que a cidade virou para ter uma folhinha no trabalho.

Táticas

Para enfrentar uma guerra como essa, usei todo o conhecimento da Arte da Guerra de Sun Tzu. Conheci melhor o meu exército e conheci a fundo o meus inimigos (o mosquito e a população que reclamava mas não colaborava!).

Vencemos

Conseguimos vencer a guerra, claro que com o apoio do clima que arrefeceu, choveu menos e assim, nossas armas começaram a ter mais efeito.

Planejamento

A dengue como qualquer outra epidemia depende mais de um bom planejamento do que de dinheiro!
Nunca mais minha cidade passou por aquela situação, pois instituímos normas e procedimentos em períodos sem risco, para não sofrermos depois.

Brasil

Costumo dizer que o Brasil não é um país criativo. Ele é um País sem planejamento e tudo é feito as pressas. As vezes dá certo, as vezes não!
Algumas cidades perceberam isso e trabalham seriamente contra dengue, enquanto outras, nem tanto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário