sábado, 26 de abril de 2014

Violência na Baixada Santista

Comparativo

Saiu os dados do 1º trimestre de 2.014 da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e assim podemos realizar comparações com os dados do mesmo período de 2.013.

Crimes

Os dados são divididos por crimes cometidos e são eles: Homicídio doloso, Latrocínio, Estupro, Roubo, Roubo de veículos, Furto e Furto de veículos.

Homicídios

Houve queda de 14,2% dos homicídios da região, caindo de 56 para 48. As cidades que tiveram queda foram: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Santos e São Vicente. Apenas Praia Grande teve aumento nesses dados, de 8 para 9 homicídios. Bertioga e Mongaguá mantiveram o mesmo número de homicídios.

Latrocínios

Houve aumento de 40% dos casos de latrocínio na região passando de 5 para 7 casos. Apenas a cidade do Guarujá obteve redução nesse índice. Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande mantiveram o mesmo número de latrocínios de 2.013. Bertioga, Santos e São Vicente tiveram alta nesse tipo de crime.

Estupros 

Os estupros caíram 46,3% no mesmo período na RMBS, passando de 151 para 81. Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente derrubaram esse índice na região. Porém, Bertioga e Peruíbe sofreram acréscimos.

Roubo

Os roubos tiveram aumento em 45,2% na região passando de 4.259 para 6.185. Das 9 cidades, a única que teve queda em seu índice foi Mongaguá.

Roubo de Veículos

O tipo de crime que mais cresceu no comparativo foi o roubo a veículos, 53,7%, passando de 647 para 995. A única cidade que conseguiu reduzir seu índice foi a cidade de Guarujá.

Furtos

Apesar de ser a modalidade de crime mais frequente na região, os furtos também cresceram mais em uma proporção muito baixa, 0,07%, passando de 8.366 para 8.372. Mongaguá, Santos e São Vicente foram as cidades que reduziram seus índices.

Furtos de Veículos

Essa modalidade também cresceu, 14,8%, passando de 1.004 para 1.153. Apenas Mongaguá e São Vicente conseguiram reduzir os seus índices na RMBS.

Totalização

Na totalização de todas as modalidades de crimes, temos como resultado o aumento de 16,2% de casos, passando de 14.488 para 16.841 crimes.

Boa notícia

Na soma dos dados de crimes contra as pessoas - Homicídios, Latrocínios e Estupros - tiveram redução de 35,8%, passando de 212 para 136.

Má notícia

A má notícia, porém, ficou a cargo dos crimes contra o patrimônio - Roubo, Roubo de veículos, Furto e Furto de veículos - que tiveram alta de 17,01%, passando de 14.276 para 16.705.

Mais policiamento

Nas pesquisas realizadas pelo IBESPE nas cidades na RMBS houve sempre a mesma queixa quando a questão da segurança é discutida: falta policiamento. Será mesmo só isso?

Guarda-Municipal

O Congresso dá um passo importante para piorar ainda mais a situação financeira dos municípios brasileiros. Ao aprovar um projeto de lei que permite as cidades equiparem suas Guarda Municipais para a luta contra o crimes, está jogando no colo dos gestores um problema que essencialmente do Governo do Estado e da União.

Municipalizando problemas

Os prefeitos já apanham muito pelas áreas que possuem algum tipo de gestão e agora apanharão por uma área que até então não era de sua obrigação, afinal, a população sabendo que o prefeito de sua cidade tem poder de melhorar a segurança de sua cidade, irá com tudo fazer suas reivindicações.

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário