quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pesquisa Avaaz

Avaaz

Muitas pessoas recebem e-mail do Avaaz, mas não sabem exatamente o que representa essa comunidade.
O Avaaz é uma comunidade que realiza campanhas que busca colocar, através de pesquisas via internet, a voz da sociedade civil para assuntos de políticas globais. Ou seria a tentativa da instalação de uma democracia direta.

Democracia direta

Democracias diretas foram tentadas em vários âmbitos - governamentais e empresariais - sem sucesso. O motivo é bem simples e que a clareza da explicação machuca àqueles que pensam ser mais democratas que todos: A maioria nem sempre tem razão!

Manifestações

Vejam os exemplos das manifestações, onde muitos gritaram para ter mais ação do Estado na vida das pessoas. É isso mesmo que fará o Brasil ser um país melhor ou será que a redução do Estado na vida das pessoas não seria o melhor caminho para um país mais justo? Basta perguntar a Austrália!

Nem sempre

A voz do povo é a voz de Deus, diria o sábio. Respondo tranquilamente com um "nem sempre".
A forma de se obter uma sociedade mais justa já está posta no Brasil - voto direto com representatividade. O que falta porém, é uma maior conscientização de que a vida pública não é privada e que a participação das pessoas - não apenas através de pesquisas via internet - é o caminho correto.

Pesquisa Avaaz

Recebi por e-mail a pesquisa Avaaz para mostrar sobre quais pautas serão focadas sua luta. Em primeiro lugar com 49,51% está "Luta contra a corrupção na política, incluindo a influência por parte de grandes empresas privadas sobre nossos governos". Tentar "amarrar" empresas com corrupção é algo desleal, pois ela só ocorre porque o agente público aceita ou exige que seja assim.

Pedro Abramovay

O grande representante do Brasil do Avaaz é Pedro Abramovay, advogado de boa formação, mas com ligações umbilicais com o governo petista. Ele tem isenção para liderar tal movimento? As pautas colocadas pelo Avaaz brasil seria realmente de interesse da população ou do governo que precisaria do "apoio popular" para passar alguma emenda que não é do interesse de setores que possuem representação, tal como o controle social da mídia.
Se Abramovay fosse totalmente apolítico, partidariamente falando, certamente contaria com meu respeito.

Por Marcelo Di Giuseppe


Nenhum comentário:

Postar um comentário