quinta-feira, 3 de abril de 2014

Os americanos e as drogas

Mais tratamento

Pesquisa realizada pelo Pew Research Center dos EUA, revela que os americanos entendem que 67% de usuários de drogas ilegais tais como cocaína e heroína devem receber tratamento médico gratuito do Estado.

Menos prisão

Em contra partida, apenas 26% entendem que usuários dessas drogas devem ser presos e processados.

Republicanos e Democratas

Os Republicanos são mais duros com os usuários de drogas ilegais do que os Democratas e os Independentes, o que parece muito óbvio. Mesmo assim, 51% dos Republicanos entendem que o tratamento seria mais efetivo do que a prisão, o que não era tão óbvio assim!

Tendências

A cada ano que passa aumenta o número de americanos que são mais condescendentes com aqueles que são portadores de algum tipo de droga e não tenham cometido nenhum ato violento. 63% dos entrevistados pensam que os Estados da América que se afastaram de decisões duras contra os portadores estão tomando as melhores decisões.
Em 2.001 o percentual que pensava dessa forma ficou em 50%.

1 a 0 pra maconha

15% dos entrevistados entendem que a maconha é a droga mais prejudicial para a saúde dos usuários. O álcool chega a 69%.
23% dos entrevistados vêm a maconha como a droga mais prejudicial para a sociedade, porém o álcool pontua 63%.
76% dos entrevistados (69% Republicanos e 76% Democratas) acham que as pessoas condenadas com posse de pequenas quantidades de maconha não devem cumprir pena na cadeia.

Em 5 anos

Em 2.009, 41% da população achava que a maconha deveria ser legalizada e 52% pensavam ao contrário. Nesse novo levantamento nacional, 5 anos depois, o resultado se inverteu: 54% a favor, 42% contra.

Apesar de tudo

Boa parte, ou seja, 54% dos americanos entendem que a legalização levaria mais jovens a experimentarem a maconha e com isso poderia elevar o número de viciados. E, caso a maconha seja legalizada, 63% dos entrevistados  se sentiriam incomodados, caso alguém usasse no mesmo ambiente em que eles estivessem.

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário