segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pesquisa IBOPE - Hábitos de leitura dos brasileiros

Mercado editorial

A cada ano que passa o mercado editorial aumenta sua produção de forma assustadora. Muitos lançamentos, claro que boa parte de péssima qualidade, mas não há o que reclamar com relação a variedade dos temas.

Meu livro

O mercado está tão facilitado que qualquer um, com qualquer ideia, pode se transformar em um escritor, usando sites/empresas especializados nessa produção. Sem contar que, pode chegar até a 30% a participação no valor das vendas dos livros, muito acima dos 10% estabelecidos pelas grandes editoras.

Em 2.007

Há 7 anos atrás, em pesquisa realizada pelo IBOPE, foi detectado que os brasileiros liam de forma incompleta 4,7 livros. Aqui já temos uma grande crítica a formulação da pesquisa: porque avaliar a quantidade de livros incompletos lidos por um brasileiro? O que seria a leitura de um livro de forma incompleta? Uma página, um capítulo? Quem lê isso, não leu nada! Essa é a realidade!

Em 2.011

Há 3 anos atrás esse dado, já muito ruim diga-se de passagem, caiu para 4 livros incompletos! O que isso significa? Quanto mais se produz livros, menos as pessoas leem! Nota-se que as pessoas estão em busca de "tirinhas" de informação (entenderam porque escrevo assim no blog?). Leituras densas, com textos rebuscados, temas que devem ser muito discutidos, estão cada vez mais distantes da cabeceira das camas da população brasileira.

2,1 livros

Você sabe o que é ler 2,1 livros por ano? Seria, mais ou menos, ler 1 página por dia! Sabe o que significa isso? Uma população sem instrução, com grandes dificuldades de entendimento de textos e mais do que isso, é a conclusão de que as diferenças sociais não diminuirão tão cedo!

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário