domingo, 6 de abril de 2014

Pesquisa Datafolha

Dilma cai

Na nova rodada de pesquisas eleitorais para a Presidência da República, os resultados do Datafolha de hoje, corroboram a tendência apresentada pela última pesquisa IBOPE.
Isso é muito importante para o setor de pesquisas de opinião que são frequentemente atacados por aqueles que não vêem os resultados lhe beneficiarem.

A queda

Na pesquisa de fevereiro Dilma tinha 44% de intenção de voto e na pesquisa divulgada hoje, cai para 38%. Mais significativo do que a queda, é a tendência negativa que vem se avolumando com o passar dos meses e em um ano de eleição.

Aécio e Campos

Se Dilma caiu, Aécio se manteve em 16% e Campos subiu de 9% para 10%.
Esse é um outro dado preocupante para Dilma, pois demonstra que há insatisfação com o seu governo e as opções de oposição têm o seu campo mantido.

Cenários

Tanto o Datafolha como o IBOPE apresentam outros cenários, colocando assim, Lula e Marina Silva nos discos de respostas. Acho isso desnecessário, pois não há espaço para uma mudança abrupta até outubro. Marina ficar no lugar de Campos, dono do PSB, já seria um disparate e Lula tomar o lugar de Dilma por medo de perder a reeleição, seria um fato muito triste para a democracia e evidenciaria que o poder é mais importante do que o País.

Nordeste

Dilma tem o seu melhor desempenho no Nordeste, 54%, o que demonstra a força dos programas sociais na hora do voto. Isso é algo de deve ser discutido em algum momento, pois obras como essa não deveriam ter um cenário de compra de votos.
Um ponto preocupante nessa região do país porém, é que Campos um verdadeiro nordestino, não é conhecido ainda além das fronteiras de Pernambuco e certamente, quando a televisão iniciar, terá boas chances de crescimento.

Conhecimento

57% diz conhecer muito bem Dilma e 30% diz conhecer pouco. Isso totaliza 87% que é um dado bom, pois as pessoas só votam em quem conhece, por outro lado é um dado muito ruim, já que evidencia que a atual presidente tem baixíssimo potencial de crescimento. Aécio tem 17% e 23%, somando 40% e Campos 8% e 16%, somando 24%. Percebemos que os dois oposicionistas, com a consolidação da campanha com o início da propaganda eleitoral gratuita, têm muito a crescer e novamente fica claro que o 2º turno é inevitável.

Desconhecimento

Por incrível que pareça, 1% dos entrevistados disseram não conhecer Dilma que todos os dias está nos noticiários. 25% não conhecem Aécio e 42% não conhecem Campos. Novamente aqui um dado que demonstra o grande potencial de crescimento dos oposicionistas.

Rejeição

O percentual daqueles que dizem que não votariam de jeito nenhum nos três pré-candidatos é idênticos, 33%. Aqui cabe uma ressalva: se os oposicionistas não conhecidos pelos eleitores, essa rejeição pode muito bem ser revertida, diferentemente do que ocorre com Dilma.

E?

Como venho afirmando, o 2º turno é fato, mas essa nova rodada de pesquisa ainda dá a Dilma a vitória em outubro. Os programas de TV poderão ainda elevar de 2 a 3 pontos percentuais da sua intenção de voto, já que não faltará dinheiro e tempo para isso.

Por Marcelo Di Giuseppe







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