domingo, 4 de maio de 2014

A mídia e a política

Lula

O ex-presidente Lula vem insistindo que a verdadeira oposição ao governo do PT é a mídia. O partido, por ser extensão dos pensamentos de Lula, assumiu o mesmo discurso e em sua cartilha para a próxima eleição presidencial, insere essa mesma afirmação.

Independência

Será que existe um órgão de imprensa 100% livre das pressões do Governo Federal? Vejamos: os meios de comunicação são concessões do GF e a qualquer momento pode ser retirada dos atuais concessionários e serem passadas para as mãos de outras pessoas que interessem mais a ideologia do governo do momento. Esse risco não ocorre apenas agora, mas ocorrerá sempre, enquanto as TVs, por exemplo, não forem de fato de um dono oficializado em cartório.

Verbas

Outro ponto que pesa nas decisões editoriais dos meios de comunicação é a verba de propaganda dos governos: federal, estadual e municipal.
Fica assim: se um meio de comunicação for contra um governo, fica sem o dinheiro das campanhas publicitárias desse governo, dos aliados, das empresas concessionárias, dos amigos do governo, isto é, assina o seu próprio óbito.

Porque será?

Como entender então a crítica de Lula dirigida diretamente a mídia? Leia-se como uma simples ameaça para lembrar-los que basta uma "canetada" ou um telefonema para a situação ficar bem preta para o lado dos críticos.

Críticas

Há muito questiono sobre a qualidade das informações dos meios de comunicação, que dão espaço para notícias do tipo "Ex-BBB coloca 350 ml de silicone!" e quase nenhum espaço para discussões mais relevantes para o país. As críticas portanto, são poucas perto da insatisfação da população nas ruas. Pergunto: a imprensa está errada em divulgar os desvios na Petrobras? Isso é um ato de oposição política ou uma obrigação com o país.
A resposta deixo para o ex-presidente Lula!

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário