sábado, 31 de janeiro de 2015

Dilma, eu te entendo

A eleição de 2014 foi muito disputada, brasileiros de Norte a Sul se envolveram em discussões que por muito tempo ficaram adormecidas, uns aprovavam a forma de governar de Dilma Rousseff e o seu partido, o PT, outros criticavam e viam que a hora da mudança havia chegado.
As urnas mostraram que o País estava dividido e que, por um bom tempo, ficará, pois crenças e ideologias não se mudam instantaneamente.
Dilma era acusada de fazer campanha em cima de mentiras e seu maior adversário, Aécio Neves, em plena campanha buscava deixar isso claro.
Quando Aécio foi um pouco mais incisivo em um dos debates de 2º turno, a reação da Presidente, seu partido, aliados e grande parte da imprensa reagiram de forma tão bruta contra o candidato do PSDB que ele mesmo acabou mudando o tom e usando outros adjetivos para demonstrar as imperfeições ou enganos da Presidente. Aécio foi taxado de violento contra as mulheres e mais um pouco, pediria perdão em rede nacional, por ter sido mais "duro" do que o necessário.
Após as eleições e com uma vitória apertadíssima, Dilma contrariou toda a sua campanha, principalmente sobre as questões dos juros, planejamento energético e direitos trabalhistas, fazendo tudo o que acusou seu adversário Aécio ter intenção de fazer. Quem não lembra da afirmação da Presidente para Aécio Neves também em um debate: "Seu partido que está acostumado a plantar juros para colher desemprego"?
Dilma caiu em descrédito e nem mesmo boa parte daqueles que votaram em seu projeto de país (?) continuam a acreditar em suas palavras.
Pois bem, ninguém defende as incongruências de Dilma, aliás, nem ela mesma, que fez questão de sumir dos noticiários. E eu, um simples estudioso político, vem por meio deste artigo fazer!
Participei de inúmeras campanhas eleitorais e sempre me deparei com muita mentira - não tenho medo de fazer essa afirmação e/ou usar uma terminologia mais amena.
Candidatos, para vencerem um pleito usam de tudo, até mesmo mentiras!
Os eleitores adoram promessas, mesmo que de difícil resolução e aceitam-as como um bom ponto motivador para dar seu voto, mesmo que isso fique em um plano inalcançável.
O ser humano mente todos os dias mudando apenas a intensidade ou potencialidade. Algumas mentiras são aceitas de forma tranquila e outras chegam até ser elogiadas pelas pessoas e também pela imprensa. E em alguns casos, a mentira e a desonestidade, são vistas apenas como malandragem necessária, que faz parte da cultura malemolente do brasileiro, do nosso jeitinho!
Como não se lembrar da Copa de 1962 no Chile quando Nilton Santos, após cometer um pênalti no atacante espanhol, Enrique Collar, deu dois passos a frente e o árbitro Bustamante acabou por marcar apenas falta fora da área. Detalhe: a Espanha vencia por 1 a 0 em um jogo eliminatório e o Brasil virou o placar.
O que fez o maior lateral-esquerdo da história? Cometeu uma desonestidade, mentiu, ludibriou, etc, mas para o povo brasileiro, para a imprensa, isto é, para todos os brasileiros, ele foi apenas esperto!
Qual era a intenção final de Nilton Santos? Vencer o jogo e fez de tudo - incluindo mentir - para vencê-lo. Apenas o resultado importava naquele momento!
Vá você tentar mostrar que o título de 1.962 aconteceu por causa de uma atitude desonesta...
Casos como esse no futebol e na vida são rotineiros e não causam nenhuma consternação em nosso povo, pois nossa cultura é assim, maquiavélica, onde o os fins justificam os meios.
Dilma queria apenas vencer as eleições e fez de tudo para isso e conseguiu!
Por que agora a estranheza de parte da imprensa livre, pois a grande parte vive ao lado da mesa esperando as migalhas que caem no chão para sua sobrevivência e por isso não são livres, com essa atitude!
Esperar de um brasileiro e Dilma está entre todos, 100% de sinceridade, correndo o risco de perder o seu maior objetivo, seria esperar demais.
Dilma não mentiu, apenas foi mais brasileira do que nunca!
Como diria Oto Von Bismack: "Nunca se mente tanto como nas eleições e depois de uma pescaria"!

Por Marcelo Di Giuseppe






Um comentário: