domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pesquisa Ibope/Estadão


Problemas de Avaliação
Um dos temas mais importantes para uma reeleição tranquila é a Avaliação de Governo.
Historicamente, em mais de 90% dos casos de reeleição após a redemocratização do País, o governo do gestor da hora tinha na soma de ótimo e bom, mais de 50%.
A Presidente Dilma Rousseff teve, na última pesquisa Ibope/Estadão uma pequena queda, de 43% de Dezembro de 2.013 para 39% em Fevereiro de 2.014.
O momento seria de consolidação e não de queda.
O governo deve se preocupar...

Marqueteiros e Estrategistas
Sempre alerto para a confusão que há entre o marqueteiro e o estrategista político.
O primeiro deve se preocupar com a imagem do candidato e da campanha e o segundo deve mostrar que caminho o primeiro deve seguir.
O estrategista, técnico e racional, baseia-se em pesquisas científicas, já o marqueteiro em seu talento e intuição.

Profecias do Marketing
João Santana, marqueteiro do PT, afirmou peremptoriamente após a primeira pesquisa de opinião durante as manifestações de Junho de 2.013 que derrubou a avaliação de Dilma e de todos os políticos brasileiros, que em no máximo 4 meses haveria uma recuperação.
Faltou racionalidade.

Parecia Fácil
A reeleição de Dilma Rousseff já foi dada como certa com a necessidade de apenas um turno.
Agora, cogita-se a necessidade de um segundo turno.
Ainda é cedo...

Pesquisas IBESPE
Em Abril de 2.013 o IBESPE através de um disco de respostas com as fotos de Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos, entrevistou 1.200 pessoas na RMBS - Região Metropolitana da Baixada Santista com o seguinte questionamento: Você poderia me dizer qual o nome desses 3 políticos brasileiros?
O resultado final: Dilma Rousseff foi reconhecida por 100% dos entrevistados; Aécio Neves por 27% e Eduardo Campo por 14%.

Só compro aonde eu conheço
Como o eleitor só vota em quem conhece, nossa pesquisa cruzada com as pesquisas publicadas resultam em dados preocupantes para o governo, isto é, Dilma tem pouco ou quase nenhum espaço para crescimento, já os adversários...
Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário