terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

É FANTÁSTICO..


O Show da Vida...

Em uma matéria com mais de 13 minutos de duração - uma eternidade para os padrões televisivos - o Fantástico da TV Globo apresentou os dados da pesquisa realizada pelo Data Popular com uma amostra de 2 mil moradores de favelas.

Dados Técnicos

Primeiro os dados técnicos: Público-Alvo - 11 milhões de pessoas que atualmente residem em favelas brasileiras; Amostra: 2 mil pessoas; Margem de Erro Amostral (MEA): 2,19 p.p. para cima ou para baixo. E o objetivo da pesquisa?

Objetivo da Pesquisa

O objetivo da pesquisa, nada mais é do que o problema que essa pesquisa deve responder. E qual seria o problema a ser respondido? Mostrar que os moradores de favela pretendem permanecer para sempre nas comunidades? 66% dizem que sim. Mostrar que elas são felizes? 94% dizem que sim.

Glamourização da Pobreza

O principal objetivo a meu ver foi glamourizar a pobreza! É triste e sincero dizer isso, mas bater na porta de uma casa, seja ela qual for e perguntar se ela se sente feliz onde vive, se pretende ficar para sempre por lá é apenas reafirmar o que já se sabe.

Ter e não Ser, eis a Questão...

Como pudemos ver, todas as casas possuíam bens de consumo e desejo atuais, tais como as TVs de LCD e lavadoras de roupa. Porém, ao sair com os jovens caminhando pelas ruas de Paraisópolis em SP, o discurso inteligível do jovem deixa claro a necessidade da conquista do maior bem de consumo, aquele que joga as pessoas para cima da pirâmide social, a educação.


A Sinceridade de Tiago Martins

Tiago Martins, ator global e respeitado por sua história de luta, no sábado, portanto um dia antes da matéria do Fantástico, participou de um quadro do Caldeirão do Huck.
O ator nunca escondeu suas origens de ex-morador da favela do Vidigal no RJ e que passou por um drama pessoal (seu irmão foi baleado na favela em uma operação desastrada da PM), juntamente com o apresentador Luciano Huck, percorreu as ruas e vielas da favela e, ao ser questionado por Huck se tinha saudades do tempo em que morou ali, foi sincero em sua resposta: Não, não tenho saudades!

Eis o Problema da Pesquisa

Tiago Martins é sincero pois um dia conheceu um mundo onde o Estado se faz presente com fornecimento regular de água, saneamento básico, energia elétrica, telefonia, segurança oficial e não paralela, e assim pôde comparar com a vida que levou na infância.
Prova-se assim que 13 minutos e uma pesquisa poderiam ser melhor aproveitados se fossem qualificadas as perguntas ao invés de expor milhões de pessoas trabalhadoras e honestas a uma caracterização típica de uma País que acha bom o que não é!

Por Marcelo Di Giuseppe

Nenhum comentário:

Postar um comentário