Ser cidadão
As pessoas querem ser reconhecidas como cidadãos de bem, mas esquecem-se de fazer o básico, como por exemplo: pagar os impostos em dia, votar, colocar o lixo no horário certo, etc.
É difícil
E quando você toma uma atitude de cidadão, preocupado com todos e percebe que não tem uma resposta convincente do Poder Público? Reclame no canal certo!
Mau hábito
As pessoas têm o mau hábito de reclamar para vizinhos, na fila do supermercado, na feira, isto é, em locais e com pessoas que jamais poderão lhe ajudar.
O caminho
Ouvidorias são departamentos comuns agora em prefeituras, órgãos públicos, empresas e até em meios de comunicação.
Nesses departamentos abrem-se processos, protocolos e não há como não obter uma resposta.
Aconteceu comigo
Após ver por 2 dias um vazamento de água em uma avenida e esperar que o dono do imóvel da frente do vazamento fizesse o apontamento, acabei por fazer.
Percebi que o dono do imóvel era cego ou não era cidadão! Como o conheço, tenho certeza que a segunda hipótese se encaixaria melhor!
Muita dificuldade
Claro que após ligar para o telefone 195 da Sabesp e dar até dados do meu DNA acabei fazendo o apontamento na 3ª feira, 25.02.14, às 9hs.
Até hoje não houve solução e continua a vazar água!
Obrigação redobrada
Minha obrigação como cidadão é fazer meu papel de agente pagador de impostos e que cobra das autoridades a sua obrigação; reclamar novamente até que o problema seja solucionado!
E o mau cidadão?
O que faria o mau cidadão? Ligaria para TV e gritaria a sua indignação. Não sei porque da coincidência, mas normalmente, o mau cidadão é aquele que menos faz e o que mas exige do seu Município, Estado ou País!
Por Marcelo Di Giuseppe
Nenhum comentário:
Postar um comentário